Espetáculo Deslady, primeiro solo da Palhaça Tinoca e direção de Andréa Macera.

De 10 de agosto a 2 de setembro de 2018

Sextas-feiras e sábados às 20h e domingos às 19h

Ingresso: pague quanto puder

Endereço: Espaço Fantástico das Artes – Al. Princesa Izabel, 465 – São Francisco

 


 

SINOPSE:

Macbeth é revisitado em espetáculo da Cia dos Palhaços.

Uma das peças mais marcantes de William Shakespeare, “Macbeth”, é revisitada pela palhaça Tinoca no espetáculo “Deslady”. Em um solo, a atriz Nathalia Luiz discute padrões culturais negativos que perpetuam a violência. No sistema “pague quanto puder”, a peça produzida pela Companhia dos Palhaços será apresentada de 10 de agosto a 2 de setembro de 2018, nas sextas-feiras e sábados às 20h e domingos às 19h, no Espaço Fantástico das Artes (Al. Princesa Izabel, 465 – São Francisco).

“Deslady” é o primeiro trabalho solo da atriz Nathalia Luiz, a palhaça Tinoca, livremente inspirada na peça Macbeth de William Shakespeare, na tradução de Beatriz Viégas-Faria e com dramaturgia por Angélica Kauffmann. Na trama, a palhaça Tinoca é apaixonada por dramas e resolve fazer uma montagem sozinha da peça de Shakespeare, mas ela só conhece a personagem de Lady Macbeth. Ela se vê dominada pelo poder da personagem e toda a violência que representa. Tinoca recorre à força feminina e ao próprio poder de transformação de Deslady, para equilibrar esta energia da Lady. Lady Macbeth é uma das mais marcantes personagens femininas da dramaturgia, uma mulher poderosa e visceral, usada aqui para discutir padrões violentos e modos de existir opressivos.

Nathalia trabalha como palhaça desde os 15 anos (como amadora) quando iniciou a carreira com participações em festas. Aos 18, sai de São Paulo para vir a Curitiba, e começa sua formação profissional na área, onde foi conquistando espaço também como professora, produtora cultural, atriz e sócia e gestora da Cia dos Palhaços. Criada em 2004, a Cia do Palhaços conta ainda com Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson) e Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo), que pesquisam diferentes linguagens dos palhaços. Os espetáculos da companhia variam da comédia à releitura de clássicos. Fundaram, em 2008, o Espaço Cultural Cia dos palhaços e hoje após mudança de local em 2015, a sede da companhia segue com novo nome, o Espaço Fantástico das Artes, realizando oficinas, debates, peças, encontros eventos, festas e palestras.

O projeto acontece por meio de um intercâmbio cultural entre a diretora Andréa Macera (referência em palhaçaria feminina, desenvolve um trabalho voltado para palhaças) e a assistente de direção Margie Rauen (pesquisadora de processos de criação em cena e feminismos). A Cia dos Palhaços que produz o espetáculo (junto ao produtor Fabrício de Angelis, ao lado da produtora Meire Abe e Jaciara Rocha. O projeto é solo, porém reúne uma equipe de 12 mulheres na criação. O processo de criação seguiu  a  linha da palhaçaria feminina e dos improvisos de estados e máscaras a partir de Sue Morrison através da proposta de direção, complementado nos trabalhos de desenho de voz por Michelle Pucci e de corpo por Marina Prado. O figurino e adereços de Fabianna Pescara e Renata Scrobot, assim como o cenário de Guenia Lemos, a iluminação de Nadja Naira e a trilha sonora de Doriane Conceição, proporcionam um ambiente lúdico e rico em símbolos.
“Deslady” é um projeto da Lei municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e conta com patrocínio de EBANX S/A.

 


FICHA TÉCNICA:

Idealização do projeto: Nathalia Luiz
Atuação solo: Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca em Lady Macbeth e Deslady)
Direção: Andréa Macera
Assistente de direção e Consultoria de pesquisa: Margie Rauen
Dramaturgia: Angélica R. Kauffmann
Cenografia: Guenia Lemos
Cenotecnia: Samuel Amorim
Figurinos: Fabianna Pescara e Renata Skrobot
Adereços: Renata Skrobot
Costura: Rose Matias
Preparação corporal: Marina Prado
Preparação vocal e desenho de voz: Michelle Pucci
Trilha sonora: Doriane Conceição
Iluminação: Nadja Naira
Operador de Luz: Vinícius Sant
Ilustração: Adelina Nishiyama
Direção de Produção e captação de recursos: Meire Abe
Produção: Fabrício de Angelis
Assistente de produção: Jaciara Rocha
Design Gráfico: Priscylla Nunes/PSNDesign
Fotografia: Nick Sourient
Fonoaudióloga: Andreia Cechin
Limpeza do Espaço: Ana Bandeira
Agradecimentos por cessão de trechos da sua tradução de Macbeth: Beatriz Viegas Faria